A identidade regional

04-07-2012 14:57

Identidade é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais podem-se diferenciar pessoas, animais, plantas e objectos inanimados , quer diante do conjunto das diversidades, quer diante dos seus semelhantes . E ainda pode ser uma construção legal,  portanto traduzida em sinais e documentos , que acompanham o indivíduo.

Ao longo da vida, a nossa identidade vai-se alargando ou deve alargar-se para o mundo universal. Iniciar contacto com a temática através da apresentação nas aulas sobre conhecimentos teóricos das regiões de Portugal: localização geográfica, elementos naturais (hipsometria, hidrografia, fauna e flora), património construído e património cultural. Procedem de seguida à escolha do espaço, reduzido a uma escala local, sobre o qual desenvolveram a investigação onde aplicaram os conceitos teóricos.

 

 

Identidade escolhida

A identidade que optamos por escolher foi Lisboa. Investigamos várias caracteristicas que podemos ver agora...

Lisboa é a capital, bem como a maior e mais importante cidade de Portugal. Considerada uma cidade global, Lisboa é também a capital do Distrito e da Área Metropolitana do mesmo nome.

Em 2011, possuía uma população de 547 631 habitantes e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2 870 km², abrigando quase 2,9 milhões de habitantes. A sua área metropolitana concentra 27% da população do país. A Região de Lisboa, que abrange do estuário do Tejo ao norte da Península de Setúbal, apresenta um PIB per capita superior à média da União Europeia, que faz desta a região a mais rica de Portugal, mas com a peculiaridade da sua economia se concentrar, sobretudo, em serviços. O concelho de Lisboa tem 83,84 km² de área, e apresenta uma densidade demográfica de 6 531,9 hab./km².

Ficheiro:Lisbon Monatage.png

 

 

 

 

Clima:

 

 

 

Picture      

 

 

 

Demografia:

 

A população de Lisboa, é caracterizada por vários altos e baixos ao longo da sua história. Actualmente, a população de Lisboa está a diminuir. Já a área metropolitana de Lisboa está em crescimento populacional, em decorrência da migração dos habitantes da cidade para as cidades vizinhas. Na actual estrutura demográfica de Lisboa, as mulheres representam mais de metade da população ou seja, 54% e os homens 46%. A cidade apresenta uma estrutura etária envelhecida, com 23% de idosos, quando a média portuguesa é de 16%. Entre os mais novos, 13% da população tem menos de 15 anos, 9% está entre os 15 e os 24 anos, e 53% dos 25 aos 64 anos de idade.

 

Voltar